domingo, 22 de novembro de 2009

Massa coringa - Para pães, salgados e doces
A chamo assim, pois com essa massa pode ser feito qqer alimento, salgado ou doce.

1 quilo de farinha de trigo
1/4 de copo de óleo de girassol
01 colher de sopa de sal
02 colheres de sopa de fermento biológico seco
02 colheres de sopa de açúcar
Água o suficiente

Modo de preparo

Coloque a farinha em uma bacia, separando apenas um copo. Mexa a farinha com as mãos durante 5 minutos (oxigenar a farinha). Acrescente um ingrediente de cada vez, com excessão da água, sempre mexendo e misturando os ingredientes a farinha.
Quando a mistura estiver completa, vá colocando água e sovando com as mãos, qdo a massa estiver bem mole, derrube-a sobre a mesa e vá sovando (como se estivesse lavando roupa no tanque). Vá rasgando a massa por aproximadamente 20 minutos, após use uma espátula para tira-la da mesa e polvilhe as mãos e mesa com farinha para não grudar muito.
Não acrescente mais farinha a massa, pois a deixará pesada. Volte a massa para a bacia e deixe crescer até dobrar de tamanho.
Sove a massa por mais 10 minutos, modele os pães e use a farinha resrvada para jogar nas formas.
Após modelados e nas formas, deixe dobrar de tamanho novamente. Asse em forno pre aquecido, em temperatura baixa, até começar a dourar em cima.
Eles ficam muito macios e fofinhos. Com essa massa dá para fazer esfihas, pães salgados recheados, doces, pão de forma... etc Use sua imaginação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários são moderados. Leremos e publicaremos todos exceto spam e comentários ofensivos ou não relacionados ao assunto do blog.